A Importância Da Pré-Escola

Alfabetização a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo.Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita.

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Essas etapas compõem a chamada fase pré-escolar ou período preparatório. O processo de alfabetização ,é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga sem apresentar grandes problemas. Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel.

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No período preparatório, a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil, vestibular e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta, rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global.

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O próximo passo é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras, quando pinta com os próprios dedos, quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e muitos outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.

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Algumas pré-escolas se preocupam somente com a alfabetização da criança, mas é muito importante que a pré-escola se preocupe primeiramente com o desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os pré-requisitos que já descrevemos. A escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para a criança nas áreas pedagógica, emocional ou social. Para ser alfabetizada, uma criança precisa estar madura em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e a criança deve estar preparada para vencê-las.

Alguns exemplos que ilustram e exemplificam o período preparatório da criança

 

  • Brincar de remar e fazer o movimento com os braços (habilidades vestibular e proprioceptivo):

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  • Empurrar uma caixa com rodinhas (Habilidades vestibular e proprioceptivo):

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Letícia Almeida Oliveira tenho 26 anos sou formada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Pós graduada na IBMR em Psicomotricidade  com formação em Prática psicomotora Aucouturier pelo espaço Nectár, tenho experiência com educação especial e trabalho atualmente com a psicomotricidade preventiva nas escolas.[/box]

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