É brincando que a criança manifesta suas potencialidades e assim, através de experiências das mais variadas, vai aprendendo a viver, libertando-se de seus medos e amadurecendo de dentro para fora. O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem, brincar é aprender.Na brincadeira, reside à base daquilo que mais tarde, permitirá as crianças aprendizagens mais elaboradas.
O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo psicomotor. No brincar, a criança constrói e recria um mundo onde o seu espaço esteja garantido. As pressões sofridas no cotidiano de uma criança são compensadas. O brincar prepara para futuras atividades de trabalho, evoca atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda no desenvolvimento.
O brincar é um aspecto de todo comportamento. Ele está implícito na assimilação que o indivíduo realiza em relação à realidade. Brincar, além de ajudar a descarregar o excesso de energias é agradável, dá prazer à criança e estimula o desenvolvimento intelectual.
Aqui estão algumas ideias de brincadeiras para crianças que estão aprendendo a brincar com os pais e aprendendo a se comunicar através do contato visual, das ações, sons ou palavras…
- Pular nas almofadas
Coloque algumas almofadas no chão e ajude seu filho a pular de uma para outra dizendo: – Pula. E o ajude a pular.
Quando o seu filho conhecer bem como se brinca, fique de frente para ele e comece a brincadeira. Logo você poderá se surpreender se antes de ajudá-lo a pular ele olhe para você e sorri, emita um som, ou mesmo diga: – Pula!
- Puxar e Balançar o Cesto de roupas
Ponha o seu filho dentro do cesto, finja que o cesto de roupas é um barco e balance pra frente e pra trás, seu filho pode inclusive gostar que você o faça “cair” do barco. Depois que ele estiver familiarizado com a brincadeira, fique de frente para ele espere logo antes de começar a balançar o barco, seu filho terá a chance de olhar para você e pedir para brincar novamente o tocando, começando a balançar o barco ou mesmo dizendo uma das palavras que ouviu você dizer muitas vezes.
- Esconde-esconde nas caixas
Ponha duas ou três caixas de boca para cima e esconda algo dentro de uma delas, pode ser um brinquedo preferido ou biscoito, e depois vire-as para baixo. Logo em seguida ajude seu filho a achar o que foi escondido e então esconda de novo. Depois que ele conhecer bem a brincadeira, esconda brinquedos, fotos da família ou gravuras, logo em seguida o observe, e dê a ele a chance de mostrar ou dizer qual caixa quer que você levanta.
- Onde está o papai ou a mamãe?
Essa brincadeira ajudará seu filho a aprender que ele pode conseguir a atenção das outras pessoas falando seus nomes.
Fique com seu filho sentado com um dos pais no sofá enquanto o outro se esconde próximo ao filho (com uma almofada na frente do rosto ou atrás do sofá). O pai chama “Mãe” ou “Pai”, conforme quem tiver se escondendo. Imediatamente a pessoa escondida vai pular, correr e fazer cócegas ou abraçar a criança. O mesmo adulto deve voltar e se esconder e repetir o jogo. Assim que seu filho estiver conhecendo bem a brincadeira, espere um momento imediatamente antes de chamar o nome da pessoa. Preste atenção se o seu filho faz alguma coisa para conseguir a sua atenção ou a atenção da pessoa escondida.