Nossa Filosofia

O modo como a sociedade está organizada tem reforçado, de maneira velada, uma visão parcial da realidade e da forma como sentimos o mundo.

Esta visão fragmentada aparece na oposição que estabelecemos entre razão x sentimento, obrigação x satisfação, dever x prazer, trabalho x lazer e aprender x brincar.

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças e a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania, destacamos o brincar como fator fundamental para o desenvolvimento de nossos alunos.

HR-partner-with-finance

Brincadeiras, jogos, dramatizações, músicas, atividades artísticas etc. oferecem a criança a oportunidade de observar e aprender dentro do seu grupo e assim construir sua própria identidade.

A brincadeira proporciona à criança a escolha de seus papéis. Escolhendo, elaborando e colocando em prática suas ideias e conhecimentos, sem a intervenção direta dos adultos, ela pode pensar e solucionar problemas, livre das pressões da realidade do momento.

Além do desenvolvimento físico, a brincadeira proporciona à criança a oportunidade de internalizar valores como: a cooperação, o respeito às regras e ao grupo, a aceitação do perder, a liderança, a responsabilidade, a iniciativa e o sentido próprio de moral e da justiça. Mas, para que essa prática possa acontecer, é importante que façamos da escola um grande espaço social, um lugar onde caibam a ousadia, criatividade, sonhos e diferentes falas.  Lugar onde se possa assumir a liberdade de saltar as cercas, quando a exigência desafiadora do conhecimento forçar e, especialmente, onde o trabalho solidário entre direção, professores, alunos e suas famílias passe a ser uma prática efetivamente vivenciada.

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram